Obediência e docilidade

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, nesta quarta-feira (27).

O pecado original deixou dentro de nós uma tendência a fazer o que é proibido. Por isso, Jesus diz que não veio para abolir a lei, mas para nos dar pleno cumprimento dela. A obra d’Ele é a mudança de nosso coração para que cumpramos a lei com obediência e docilidade. Talvez você não saiba bem a diferença entre obediência e docilidade. A docilidade vem do coração, já a obediência pode ser externa, algo feito por obrigação. Muitas vezes, é difícil ser dócil, pois as coisas “rangem” dentro de nós por causa das conseqüências do pecado original.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova

São Paulo fala sobre isso de si mesmo: “Não me entendo, pois quero fazer o bem, mas acabo fazendo o mal. Infeliz de mim! Quem vai me libertar?” (cf. Romanos 7, 19). Jesus veio para nos dar a graça da docilidade. Ele quer e tem o poder de nos transformar. A Palavra de Deus, que está na Bíblia, é o próprio Jesus. Na Eucaristia, que celebramos todos os dias, o sacrifício de Jesus é renovado e oferecido ao Pai. O Filho se oferece a Ele nesse sacrifício. A Eucaristia celebrada, recebida e adorada tem o poder de transformar o nosso coração e torná-lo dócil.

Todos nós somos um pouco desobedientes; alguns o são demais e não se “tocam” para perceber o quanto são assim. Isso precisa ser mudado, porque não faz bem a nós nem aos outros e muito menos à nossa família. Marido e mulher se desentendem e o lar se desmorona por causa disso. Muitos pensam que são donos de sua vida e não precisam obedecer a ninguém. Isso é fruto do nosso orgulho e da nossa soberba. Deus está conosco onde quer que estejamos, Ele está no meio de nós para transformar o nosso coração.

A mansidão é uma obra de Deus, é por isso que a Palavra de hoje está inserida na Quaresma, a qual é um tempo especial de conversão e mudança de vida. Deus nos dá a graça, Jesus está aí para fazer novo o nosso coração.

Hoje é um dia de nos abrirmos e pedirmos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.