Perfeição e santidade vêm pelo Espírito Santo

Uma experiência real e verdadeira, que você certamente já viveu é essa descrita na música do padre Joãozinho: “Conheço um Coração”:

Às vezes no meu peito
Bate um coração de pedra
Magoado, frio, sem vida,
Aqui dentro ele me aperta.
Não quer saber de amar
Nem sabe perdoar,
Quer tudo e não sabe partilhar.

Nesta canção o compositor conseguiu unir, poeticamente, letra e música. Nela há uma mensagem sobre as consequências trazidas às nossas vidas pelo pecado.

Esta é a grande obra do Espírito Santo. O capítulo 36 do livro de Ezequiel, no Antigo Testamento, é uma linda promessa de restauração, da qual destacamos um versículo precioso: “Santificarei o meu grande nome, profanado entre as nações no meio das quais o profanastes. As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus – quando por meio de vós mostrar minha santidade à vista delas.” (Ez 36,23)
O nome do Senhor tem sido profanado entre as nações pagãs, em nossa sociedade maliciosa e depravada, mas Ele mostrará sua santidade em nós: “As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus – quando por meio de vós mostrar minha santidade à vista delas”. Esta é a ânsia do Espírito Santo! Ele tomou como missão realizar essa obra de santidade na Igreja. Para isso, precisa começar em cada um de nós.

Dê sua resposta:

Espírito Santo, comece por mim esta obra.
Eu lhe apresento esse vaso de barro que sou eu.
Eu acabei profanando o nome do Senhor entre os pagãos
Mostre a sua santidade em mim.
Pode realizar, Espírito Santo, estou pedindo, estou me entregando. Amém!

Em seu coração, talvez já existisse esse desejo, mas faltava declará-lo. “É crendo no coração que se alcança a justiça, e é confessando com a boca que se consegue a salvação.” (Rm 10,10)

É crendo no coração e proferindo com palavras que se chega à salvação, ao dom do Espírito Santo, à santidade. A boca fala daquilo que o coração está cheio. Os lábios acabam trazendo de dentro do coração aquilo que já foi semeado pelo Espírito Santo. Essas atitudes, crer e proclamar, são necessárias para que a obra do Senhor aconteça. É preciso que todos nós assumamos esta palavra de Jesus: “Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5,48)
Esta é uma Palavra de ordem: “Sereis santos porque o vosso Pai é santo. Sereis perfeitos porque o vosso Pai é perfeito”. Essa perfeição e essa santidade vêm pelo Espírito Santo que é Santo. O que Ele produz é santidade.

(Trecho extraído do livro “O Espírito sopra onde quer” de monsenhor Jonas Abib)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.