Por que está 'seco' o seu coração?

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib

Diante do Evangelho de hoje, o próprio Senhor está perguntando a cada um de nós: o que é que secou a sua alma, o que endureceu o seu coração? Muito mais do que nossa mão ou coração, que a nossa alma não se seque.

O que o Senhor está fazendo é chamar você para o meio, isto é, Ele quer que você coloque tudo às claras diante d’Ele, pois, diante de certas situações, trancamo-nos dentro de nós mesmos e não admitimos nossos problemas diante de Deus.

Hoje, o Senhor está procurando por você e lhe pedindo para ter coragem porque Ele quer curá-lo. Muitas coisas podem secar a nossa alma, é o que acontece, com muita freqüência, como nossas mágoas. Você sente quando alguém o magoa, mas ao invés de perdoá-lo, você guarda isso junto com coisas antigas da sua infância, coisas que aconteceram com seu pai e sua mãe. Isso ainda está dentro de você endurecendo a sua alma. O Senhor quer que você se abra diante d’Ele e se deixe curar. Ele está conduzindo-o a agir dessa maneira porque já está curando você.

Como não conseguimos recordar tudo neste momento, pergunte-se durante o dia o que está empedrando o seu coração. Todos nós somos vítimas de situações dolorosas porque nos decepcionamos com nosso pai, nossa mãe ou irmão, com pessoas próximas que passaram por nossas vidas.

A decepção é tóxica. Ela queima o nosso interior, e os prejudicados somos nós; mas Deus quer que você ponha isso para fora. Quantos se decepcionaram com pessoas da Igreja, como coordenadores, animadores, pessoas que erraram com elas, de forma que houve brigas e desavenças no grupo de oração. Decepção com padre, com religioso e religiosa. O pior é que transferimos isso para a Igreja e nos decepcionamos com ela também; pior ainda: passamos isso para Deus e acabamos não rezando mais.

Nós precisamos de Deus. Se você acabou se decepcionado com Ele, Deus não se decepcionou com você. Muitas vezes, decepcionamo-nos com o Senhor diretamente, então, na nossa revolta, não O perdoamos. Que coisa terrível uma pessoa que não perdoa Deus!

É uma idéia totalmente errada pensar que o Senhor nos trata como se fôssemos marionetes nas mãos d’Ele e que é Ele quem nos manda uma doença. Não, é o contrário, pois se alguém contrai uma doença, mais do que nunca, Deus está com essa pessoa, põe-se ao lado dela. Mas a tentação nos leva a nos decepcionarmos com o Senhor e a nos mantermos longe d’Ele.

O Senhor está nos dizendo que se nós nos revoltamos contra Ele, Ele não se revoltou contra nós. Ele está nos chamando para o meio, porque nos amou sempre. Ele é o Pai de coração largo e está nos pedindo para irmos ao meio e recebermos o perdão e o abraço d’Ele. O Senhor quer curar você. Deixe que Ele o cure.

Muitas vezes, o sofrimento e a dor acabam secando nossa alma e nós, infelizmente, permanecemos de coração empedrado com relação a Deus e temos a sensação de que Ele está longe de nós. Mas Ele está muito mais presente do que a dor, porque além das dores da alma e do coração, Deus está mais próximo de nós do que a dor que está atingindo o nosso corpo.

Na cruz, nós temos ocasião de nos achegar a Deus. Se o filho está sofrendo, Deus vem correndo e se põe próximo para socorrê-lo. O sofrimento faz parte da nossa condição humana, por isso temos de tirar da cabeça que é o Senhor quem nos dá o sofrimento.

“Cura-me, Senhor, eu preciso ser curado da minha mentalidade. Eu O olhava quase como um inimigo, mas o Senhor é o verdadeiro amigo, aquele que me ama e não manda o sofrimento para mim. Mas quando este vem, o Senhor chega antes para ser a minha fortaleza.”

Para que ficar contra o seu cônjuge? Por que ele ou ela abandonou a família? Sei que isso é uma dor grande, mas Deus não quer vê-lo prostrado . Você não pode fazer como a criança que se joga no chão e esperneia. Deus não quis isso para o seu casamento, foi a pessoa quem quis. Se ela não se decide a refazer o casamento e reestruturar a família, Deus acaba sendo impotente diante da liberdade dela.

“Senhor, tantas situações acontecem e empedram o coração desses seus filhos e filhas, mas, hoje, nós nos rendemos ao Senhor porque é a nossa salvação. Durante todo esse dia eu vou voltar a me perguntar: o que é que está secando o meu coração? E quando me vier à lembrança, vou entregá-la ao Senhor porque eu não posso continuar assim”.

Meu irmão, minha irmã, deixem-se curar por aquilo que está empedrando o seu coração.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.