Queremos Deus que é nosso Rei

No Salmo de hoje está o centro da voz de Deus, e quem diz isso é o próprio Senhor: “Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações” (Sl 94).

Meus irmãos, está aqui uma revelação do Senhor: “Ouvi a minha voz, e segui adiante por todo o caminho que Eu vos indicar para serdes felizes” (Jr 7,23) .

É uma infelicidade o fato de pensarmos que as leis divinas são um fardo para nos fazer infelizes. Mas, hoje, o Senhor vem nos dizer o contrário: não fecheis os vossos corações. Aqui, Deus não fala de ouvidos, mas de coração, porque a Ele se ouve com o coração. Por isso é preciso tê-lo cada vez mais aberto, mais dócil, porque é assim, com essa docilidade, que o Senhor vai nos falar. Ele está nos indicando o caminho, e se o seguirmos, seremos felizes.

E isso o que o Senhor está falando a todos nós, precisamos passar para todas as outras pessoas. Mas se elas não quiserem nos ouvir, temos de rezar por elas, para que ouçam e vejam o nosso procedimento.

“Senhor, tira a surdez do coração de cada um de nós, e, ao pedir isso por nós, pedimos também pelos nossos. Tira a dureza e a desobediência do nosso coração. O que eu peço por mim, Senhor, peço pelos meus, para que eles sejam felizes e para que, na nossa casa, sejamos felizes e ajudemos os outros a serem também”.

Irmãos, o Senhor está nos mostrando o segredo da felicidade: ouvir a voz d’Ele e seguir esse caminho. “Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente” (Jr 7,24).

Qualquer pessoa, qualquer família, qualquer nação que não ouve a voz do Senhor, ao invés de andar para frente, anda para trás. Essas não são palavras dos padres nem do Papa, o qual, aliás, tem sido criticado pela mídia. Mas que ternura é o papa Bento XVI, dá vontade de pegá-lo no colo. Ele tem um coração de criança, uma voz doce. Um homem sábio, firme, mas também doce e delicado. Um homem que Deus precisava mandar a nós para esses tempos. Todos os meios de comunicação fazem questão de interpretar mal as palavras dele. Ontem, a Encíclica da Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Sacramentum Caritatis’, mas os infelizes distorceram as palavras dessa obra a fim de colocá-las de forma errada no coração do povo. O jornalista é um comunicador, não sei se fazem, mas todos precisariam fazer um compromisso, um voto de ser verdadeiros. Mas, graças a Deus, existem alguns desses profissionais que são maravilhosos. Porém, infelizmente, também há aqueles que fazem questão de inocular essa semente do mal no coração do povo. E como muitos desses jornais, que agem dessa forma, são ouvidos por milhares de pessoas, a semente é colocada contra o Santo Padre.

É por isso que o Senhor nos alerta para ouvirmos a voz d’Ele e seguirmos adiante para sermos felizes. Mas, o povo, ao contrário, tem seguido às más inclinações e andado para trás. Assim, o Senhor põe nos lábios do profeta Jeremias: “Essa é a nação eu não escutou a voz do seu Deus”.

Eu tenho muito medo, muito receio por causa do nosso povo que anda na ignorância, porque passam essas mentiras para ele. Os meios de comunicação utilizam-se de linguagens, cores, e de uma verdadeira arte para fazer o mal, para mentir. O filósofo francês Voltaire dizia: “Mentir, mentir, que alguma coisa há de ficar”. Ele próprio fazia isso, o bandido. E há muitos no nosso meio que fazem isso também. O nosso povo já ficou tão ligado a esses meios de comunicação, que está andando na mentira, na ignorância. E aí está a sentença do Senhor contra todos nós: “Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca” (Jr 7,28).

O povo brasileiro é bom, mas um punhado de gente má está querendo fazer dele um povo mau, sem fé, porque esta foi arrancada do seu coração. Meus irmãos, é tempo de voltarmos a aprender.

“Nós queremos Deus, homens ingratos. Os insensatos zombam da fé, erguem-se em vão contra o Senhor. Queremos Deus, que é nosso Rei, que é nosso Pai. Nós queremos viver este canto. Fazer dele ‘a nossa canção nova’. A minha canção nova é essa. Eu quero Deus, homens ingratos”.

Fico muito contente porque, hoje, faz um mês que quinze irmãzinhas da pobreza da Toca de Assis vieram para nos ajudar a estar vinte e quatro horas em adoração contínua ao Santíssimo Sacramento. E quanto a Comunidade Canção Nova já foi agraciada por causa dessa adoração continua!

“Queremos Deus, homens ingratos, queremos Deus, que é nosso Rei, que é nosso Pai”.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.