Reconhecer o nosso pecado

Reconhecer o nosso pecado é o primeiro passo para o perdão.

Há necessidade de confessarmos os nossos pecados para sermos perdoados. Confessar significa colocar às claras, dar testemunho, reconhecer as nossas faltas.

O início do processo da confissão dos pecados está no reconhecimento de nossas falhas. Infelizmente, é difícil para nós reconhecer os nossos pecados. Damos muitas desculpas. Outras vezes, ficamos com vergonha, temos medo de contar nossas falhas.

Muitas vezes, ficamos “calejados” por causa da repetição de alguns erros que cometemos e temos dificuldades de reconhecê-los. Por causa disso, não conseguimos declarar nossos pecados diante do Senhor.

“Se reconhecemos os nossos pecados, Deus estará conosco!”, ensina monsenhor Jonas

A matéria-prima para o perdão dos nossos pecados é o reconhecimento. Deus quer nos perdoar, mas falta o nosso reconhecimento para que o perdão aconteça. Ele é amor, é misericórdia. Quando o Senhor nos perdoa, Sua graça faz com que o nosso pecado seja eliminado.

Jesus é a misericórdia do Pai personificado. Quando reconhecermos nossos erros e nos arrependermos deles, a misericórdia do Pai nos perdoará.
Se reconhercemos os nossos pecados, Deus estará conosco! No ato do reconhecimento de nossas falhas, Deus se faz presente. A Sua misericórdia já provoca em nós o arrependimento, o que nos faz assumir: “Senhor, mais uma vez, pequei!”.

O exercício de confessar-se, quantas vezes for necessário, faz com que Deus elimine a nossa iniquidade.

Ouça a palestra

Deus o abençoe.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.