Reinflama, Senhor! Reinflama o carisma que está em nós

A palavra de ordem dada por São Paulo a seu discípulo Timóteo é a ordem de Deus para nós nos dias de hoje: “Eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus” (II Tm 1,6-8).

É preciso que você seja assim. É assim que você vai ser instrumento de Deus. Ele precisa de você, porque Ele não quer perder nenhum de Seus filhos.

“Devemos pedir ao Senhor ousadia e intrepidez”, exorta monsenhor Jonas

É Deus mesmo quem está reclamando Seus filhos de volta: “Traze meus filhos das longínquas paragens e minhas filhas dos confins da Terra. Todos aqueles que trazem meu nome e que criei para minha glória. Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas, porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes?” (Is 43,6b-7.18-19a).

O Senhor nos diz: “Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora”, porque hoje é o primeiro dia do resto da sua vida. Estamos virando a página.

“Não recordeis mais as coisas antigas”. As coisas duras, sofridas, aquilo que você padeceu na sua vida. O que ficou para trás já é passado. Já viramos a página. O Senhor nos está mandando não nos lembrar de mais nada: isso tudo já é passado. Até seus erros, sua covardia já são “páginas viradas”.

O Senhor quer fazer uma obra nova. Já podemos ver os brotos florescendo. O Senhor não despreza seu passado, só diz para você não se lembrar mais deste porque Ele já está mostrando o novo que está surgindo: os rebentos, os brotos. “Não o vedes?”

“Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas; porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto e fazer correr arroios pela estepe” (Is 43,18-19).

Tenha a certeza de que o Senhor já virou a página e não vai mais voltar atrás.

Qual é o grande pedido que precisamos fazer ao Senhor? Reinflama, Senhor! Reinflama o carisma que está em nós. Dá-nos aquela ousadia que deste àquela primeira comunidade.

E o que aconteceu? Tudo está narrado nos capítulos 3 e 4 dos Atos dos Apóstolos: Pedro e João vão para a prisão. São ameaçados. Proibidos de falar em nome de Jesus, de fazer milagres. Quando eles retornam, a comunidade está reunida em fervorosa oração.

Ela não ficou com medo nem colocou medo em Pedro e João. Não procedeu com falsa prudência dizendo: “Olha, Pedro, olha, João, não sejam tão afoitos… João, você deve ser mais equilibrado, vai devagar… Daqui a pouco vão acabar conosco, como acabaram com Jesus…”

Foi assim que fizeram? Não! Eles não “frearam” nem a Pedro e nem a João. Pelo contrário: levantaram um clamor diante de Deus e fizeram uma grande oração. E o que eles disseram? Leiamos com o coração:

“Agora, pois, Senhor, olhai para as suas ameaças e concedei aos vossos servos que com todo o desassombro anunciem a vossa palavra. Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios pelo nome de Jesus, vosso santo servo!” (At 4,29-30).

É essa oração que precisamos fazer hoje na Igreja. É isso que devemos pedir ao Senhor. Ousadia! Intrepidez! Não é medo, não é timidez. Não é insegurança, não é freio. Não são “rédeas curtas”. Não é nada disso. Ousadia é justamente o contrário de tudo isso. Precisamos pedir que se realizem curas, milagres e prodígios. A nossa parte é apenas pedir. É pedir que o Senhor faça. E o Senhor fará!

O Senhor vai nos encher com o Seu Espírito Santo e vai transformar toda a nossa vida. O Senhor vai levar embora tudo aquilo que está nos tornando pessoas inseguras e medrosas. Vai curar as nossas doenças, nos libertar de nossas angústias, dos nossos desesperos. Ele vai trazer solução para os nossos problemas, acabar com os vícios dos nossos filhos, vai arrancar o seu marido do adultério, tirar a sua mulher da depressão. Sim, o Senhor vai mudar todas as coisas! Porque nada é impossível para Deus. Tudo é possível àquele que crê e tudo pode ser mudado pela oração. A nossa parte é orar. É pedir.

Nos carismas, o que fazemos é pedir. É tão simples como “apertar um botão”. Quando você pede a Jesus que atenda a oração e cure aquela pessoa, é algo tão simples como apertar um botão. Por que então esse medo todo de usar os carismas do Espírito? A cura vem do Senhor. O que você fez foi pedir. Pedir com fé, com expectativa de receber.

Carisma é uma coisa simples. Tanto assim que não é o carisma que nos salva. Você sabia disso? O próprio Jesus disse que quando Ele vier muitos dirão:

“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?’ E, no entanto, eu lhes direi: nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!” (Mt 7,22-23).

O que nos redime é a salvação vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o que nos santifica é a ação do Espírito Santo. Os carismas são ferramentas que usamos por causa do povo. São como enxadas e picaretas que usamos. Mas não são eles que nos salvam. Então não tenha receio de usá-los. Os dons são para os outros. Quem opera é Deus. Os instrumentos são os carismas que Ele nos deu. Por isso, não podemos ficar com medo deles, só podemos usá-los.

Eles são como a enxada, como a picareta, como a marreta, o machado: você precisa usá-los bem. Eles precisam estar afiados. Carisma é assim. É preciso que nós os utilizemos: com o uso eles ficam cada vez mais afiados. Nós aprendemos como utilizar essas maravilhosas ferramentas. Elas são essenciais no resgate dos nossos irmãos.

O Senhor está gritando: “Devolva-os! Não os retenha! Traga os meus filhos e minhas filhas por mais longe que eles estejam! Todos aqueles que eu conquistei para mim são meus! Devolva-os!”

Porque aquela primeira comunidade rezou assim, veja o que aconteceu:

“Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam com intrepidez a Palavra de Deus” (At 4,31).

É essa graça que precisamos pedir ao Senhor hoje: “Sim, Senhor, estende a Tua mão para que se realizem curas, sinais, milagres e prodígios em nome do Teu Servo, Jesus. Atenta para as suas ameaças e concede a Teus servos que anunciem com ousadia a Tua Palavra. Batiza-nos todos no Teu Espírito Santo, faze tremer a Terra e que sejamos cheios do Espírito Santo. Que, com ousadia, com intrepidez, anunciemos a Tua Palavra! Dá-nos a coragem de nos deixar usar pelos Teus carismas, para que sinais, curas e milagres aconteçam em nome de Jesus. É isso que pedimos. É isso que, unânimes, suplicamos. É a Tua Igreja necessitada que pede. É o Teu povo machucado que necessita. É em nome deles que pedimos. É por causa da Tua Igreja. Faze-nos cheios do Espírito Santo. Sim, que os Teus carismas se manifestem em nós e se realizem plenamente para que o Teu povo veja a Tua obra e, assim, glorifique o Teu nome e o Nosso Pai que está nos céus. Bendito sejas, Senhor Jesus. Amém!”

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.