Renovação, renova-te!

Uma das festas lindíssimas dos judeus é a Festa dos Tabernáculos ou Festas das Tendas ou Colheitas. O capítulo 7 do Evangelho de São João fala a respeito da última festa que Jesus viveu. E a última vez lá, sabendo que os inimigos já tinham armado o círculo para pegá-Lo. Nesse dia havia o belíssimo costume de, cantando e dançando, trazerem jarras de água para derramá-la sobre o altar. Era um país de seca tremenda. Hoje nós não temos tantas secas, mas naquele tempo eles tinham muita carestia de água. E por ser vital, eles derramavam a água no altar, aquilo que era o mais importante para eles naquele tempo. Foi exatamente nessa procissão que Jesus brada: “Quem tiver sede, venha até mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva” (Jo 7, 37-38) E, de fato, aquele povo tinha muita sede, a necessidade da água.

Jesus ressuscita e, em Pentecostes, festa que nós estamos celebrando hoje, o Espírito Santo é derramado sobre a comunidade de Jerusalém e sobre os apóstolos. Meus irmãos, é isso que Jesus diz para cada um de nós no dia de hoje: “Quem tiver sede, venha a mim e beba”.

Você sabe que, no Dia de Pentecostes, logo depois de serem repletos da unção do Espírito Santo de Deus, os apóstolos saíram e, depois daquele barulho fortíssimo, muitos se aproximaram do cenáculo. Como eles estavam orando em línguas, aquele povo ouviu e alguns tinham a interpretação dessa oração, mas aqueles que não a entendiam, diziam que eles estavam embriagados de vinho. Alguns deles diziam que o que aconteceu foi o complemento da profecia de Joel, capítulo 3, 1: “Acontecerá nos últimos dias, derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo. Profetizarão vossos filhos e vossas filhas. Vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões”.

Deus quer que nossos filhos profetizem. Deus quer que mulheres e homens e até mesmo crianças profetizem! Precisamos do dom da profecia! E Senhor quer nos dar o dom da profecia por intermédio de Seu Espírito. Na Palavra diz: “Nossos jovens terão visões”. E nós precisamos que os nossos jovens tenham visões. Muitos interpretam isso como uma visão administrativa, mas não é isso, as visões que Deus quer que tenhamos são como as de Cornélio.

“Deus quer que mulheres e homens e até mesmo crianças profetizem!”

O Senhor quer derramar o Seu Espírito e ao derramá-Lo sobre nós quer nos dar todos os dons, quer nos dar visões. O Papa Francisco nos falou a respeito da Bíblia [durante o Congresso da RCC nos dias 1 e 2 de junho], eu digo a você: Onde estão as palavras de profecia e as visões de nossos grupos de oração e comunidades? Aquilo que costumamos chamar de visualizações? É preciso que nos abramos para isso e incentivemos as pessoas a se abrirem às profecias e às visões. Porque Senhor quer nos dar essa graça.

E como aconteciam as manifestações dos dons no Novo Testamento e Antigo Testamento, Deus usa de sonhos para nos falar. Como quando o anjo fala a José em sonhos. É em sonho que o anjo fala a José sobre a gravidez de Maria, e depois para fugirem para Egito. E agora em Pentecostes o Senhor quer que isso aconteça!

Da mais baixa condição em que você se encontra, Deus diz: “Eu derramarei o meu Espírito Santo e eles profetizarão!”

Nos anos 80, eu tive a graça de andar pelo Brasil afora fazendo várias pregações, no geral era nos estados ou nas dioceses. E uma das pregações que eu fazia tinha como tema: “Renovação, renova-te!” E é isso que Jesus está dizendo a nós hoje: “Renovação, renova-te!”. E é no uso dos dons que somos Renovação Carismática Católica, por isso esta precisa se renovar! E o meio que o Senhor deu a ela é o meio mais eficaz: o Espírito Santo e os dons d’Ele. A Renovação tem o poder de renovar a nossa educação, a nossa saúde, as nossas crianças, jovens, a nossa televisão e os matrimônios por intermédio do Espírito Santo de Deus.

A Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo 12, 13-14, fala a respeito dos dons e no versículo 12 fala da sabedoria, mas não da sabedoria humana. E como precisamos da sabedoria nas nossas famílias e nas nossas comunidades!

Uma é a palavra de sabedoria e a outra é a de ciência. Como elas são necessárias nos nossos grupos e nas nossas comunidades! Como é lindo, no momento da oração, trazer a luz à palavra de ciência, que é como um bisturi.

O Senhor também quer nos dar a fé. E que fé é essa? O dom da fé é uma certeza interior que o Espírito Santo coloca em nós de que Deus vai agir. O dom da fé sintetiza e amarra para todos os outros dons. É uma necessidade para a Igreja.

A outra graça necessária é a de curar as pessoas. Eu não sou saudosista de maneira nenhuma, mas no passado quantas curas e quantas pessoas se deixaram ser usadas pelo Senhor! Onde estão as curas nas nossas comunidades? Nos nossos grupos? O Senhor quer ressuscitar o dom da cura e revitalizá-lo. Eu digo que é preciso que as pessoas se deixem ser usadas pelo Espírito Santo de Deus para que essas graças e milagres aconteçam. Na verdade, o que nós fazemos é simplesmente orar para que as pessoas sejam curadas. Muitas vezes, só para uma pessoa, num grupo ou num estádio, essas graças acontecem. E no dom de cura, a glória do Senhor é manifestada.

A outra necessidade é o dom de milagres. Qual a diferença entre cura e milagres? São coisas maravilhosas que Deus faz por intermédio de alguém, e não é só no campo de cura de doenças. Eu não posso negar aqui agora que isso ocorreu quando eu participei da multiplicação de alimentos, que Deus fez em Goiânia; que não foi cura, mas sim milagre.

Um dom preciosíssimo também é o dom de profecia. Onde estão as palavras de profecia dos nossos grupos e comunidades? O Papa nos recordou de que devemos levar a Biblía na mão, e eu digo também: voltemos aos dons! Precisamos do dom de profecia e urgentemente de profetas no meio de nós!

Outro dom necessário é o de línguas, a interpretação das línguas. Nos nossos grupos, nas nossas comunidades, até o dom de línguas tem sido fraco. Ele é chamado de “o dom menor”, mas que, na verdade, aciona tudo dentro de nós. Que peçamos ao Senhor intérpretes quando houver palavras e cantos em línguas. E São Paulo conclui tudo dizendo que um mesmo Espírito distribui todos os dons (cf. I Cor 12, 11).

Pregação “Renovação, renova-te!” de monsenhor Jonas Abib no Congresso de Pentecostes na Terra Santa.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.