eucaristia

A Eucaristia nos dá a vida e nos refaz

Jesus quer estar em comunhão conosco e nos colocar em comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Quando nós participamos da Eucaristia, percebemos com maior profundidade a obra salvífica de Jesus e a grandeza do Seu amor por nós. Que mistério maravilhoso! Em Jesus, somos chamados a viver a vida trinitária, e com Ele chamados a transformar a nossa história. João Paulo II, em uma de suas homilias, disse: “Ao redor de Cristo eucarístico, a Igreja cresce como povo, templo e família de Deus: una, santa, católica e apostólica”. Verdadeiramente, o pão e o vinho transformados no corpo e no sangue de Cristo nos remetem a nossa esperança: “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21,1). Caminhamos para isso. Se não nos alimentarmos deste alimento que nos santifica, não conseguiremos realizar nossa vocação. A nossa sociedade de hoje necessita de testemunhos de pessoas na vivência da celebração e contemplação da Eucaristia. No sacrifício do altar, esperamos o retorno glorioso de Jesus.

 

Em João 6,53-58, Jesus diz aos judeus:

 Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que vossos pais comeram – e no entanto morreram. Quem se alimenta com este pão viverá para sempre. 

Os judeus discutiam porque pensavam que deveriam comer carne de um ser humano e beber o seu sangue. Para um judeu, o sangue era algo impuro, do qual não poderiam se contaminar. Um judeu dificilmente acolheria aquilo. Mas Jesus, em vez de voltar atrás, continuou: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós”. 

Foto ilustrativa: Arquivo CN

Jesus esclarece que, para terem a vida eterna, é preciso comer a Sua carne e beber o Seu sangue. Eles não perceberam que Jesus estava falando da Sua carne e do Seu sangue de ressuscitado. A partir da ressurreição, Seu corpo se tornou glorioso, não tem as dimensões do nosso corpo físico. Portanto, Ele pode estar na Eucaristia com o Seu corpo: Sua carne e Seu sangue. O Jesus humano e o Jesus divino são um só.  

Jesus insiste que para terem parte com Ele e a vida eterna é preciso comer Sua carne e beber Seu sangue. Quando Ele afirmou isso, os discípulos que O acompanhavam, ouviam e presenciavam os milagres feitos por Ele foram embora. 

Jesus perdeu discípulos porque foi claro e concreto a respeito da verdade sobre a Eucaristia. E não voltou atrás. Quando os judeus começaram a murmurar, Jesus poderia ter explicado a eles que tudo aquilo era algo simbólico e misterioso, mas não o fez. Mesmo perdendo muitos discípulos, enfrentou os doze apóstolos que havia escolhido e perguntou se eles também não queriam ir embora. Naquele momento, Pedro responde: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus!”. Com a nossa concepção humana, fica difícil compreender o mistério da Eucaristia. Pedro também não entendeu, porém se apoiou na fé. Ele quis dizer que aquelas não eram palavras humanas e que somente Jesus tinha palavras de vida eterna. Por isso eles acreditaram e permaneceram Seus discípulos. A Eucaristia nos dá a vida e nos refaz, é realmente o alimento dos fortes e dos santos.

Deus o abençoe!

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib 

Trecho extraído do livro “Agora meus olhos Te viram!”, de monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.