Ser obediente para não morrer no pecado

No dia mais solene da festa das tendas, recordando os 40 anos que o povo passou no deserto, a voz de Jesus se põe a ouvir: Não é de água que vocês estão precisando, é de uma outra água, e do seu interior manarão rios de água viva. Ele dizia assim, referindo-se ao Espírito Santo.

Até os soldados, enviados para prender Jesus, foram tocados por suas Palavras: “Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
Já os fariseus tinham um coração muito duro, muito fechado. E por que eles pensaram que Jesus iria se matar, Ele disse: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
Três vezes Jesus repete a mesma sentença. Ele tinha certeza de que os fariseus morreriam no pecado, pois eram homens que estudam as escrituras, e quando chegou o Filho de Deus, eles é que estavam com o coração fechado e não acreditaram.

Veja que sentença dura, mas que não deverá acontecer com nenhum de nós! “Senhor, livra-nos disso, livra os nossos. Que nenhum morra no próprio pecado, porque nós sabemos que nosso coração se endurece e nossa mente se perde, fica totalmente opaca, sem luz. Não acreditamos naquele que é o nosso único salvador, Jesus Cristo. Livra-me disso, Senhor, eu não quero morrer no meu próprio pecado. Eu quero ser salvo, eu preciso da sua salvação. O vírus que entra por uma brecha é a desobediência. Ela é ardilosa, é esperta, é como a serpente que entra sem que ninguém veja. A salvação entra pela porta do sim, como o de Jesus e de Maria”.

Os judeus caminharam do Egito para a terra prometida por quarenta anos por causa da rebeldia, da cabeça dura deles. Em quatro anos, no máximo, eles teriam feito a travessia, mas Deus fez com que eles ficassem girando em volta. Quarenta anos depois, com uma geração nova, que acreditava no Senhor, ruíram-se as Muralhas de Jericó, eles tinham aprendido a dizer sim, a rezar a Deus. Mas nós estamos ainda naquela geração que saiu do Egito cheio de revolta e rebeldia. Eles viviam no meio de prodígios, mas logo começaram a se revoltar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”.

Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afastem de nós as serpentes”.

Moisés foi e intercedeu pelo povo. Então, o Senhor disse: Faz uma serpente abrasadora, põe sobre uma haste. Aquele que for mordido e olhar para aquela serpente, não morrerá.

É estranho, parece que Deus fez um ídolo, mas repare bem, Ele mandou que Moisés colocasse a serpente sobre a haste. Na verdade, as cruzes dos judeus não são como as de hoje, era simplesmente uma haste vertical e por cima dela eles pregavam outra horizontal. Era aí que o crucificado era pregado.

O Pai já estava mostrando um sinal para eles. Deus colocou todo o pecado da humanidade sobre Jesus e O levou para a cruz. O pecado foi morto ali, na haste da cruz. Por isso, toda vez que eles eram mordidos, olhavam para aquela serpente, que era sinal do pecado deles e as suas conseqüências, e pediam a Deus a própria cura, pois só ele podia livrá-los da morte. Por causa da fé, da oração, do arrependimento de desespero, Deus, na sua imensa misericórdia, permitiu que eles se arrependessem.

Você precisa deixar de ter um coração duro, precisa aprender a viver a obediência, a deixar de ser rebelde, porque o mundo está se acabando na rebeldia. Veja, quanta gente morrendo pelo pecado. Como Jesus disse ao judeu: “Morrereis no vosso pecado, por causa da sua rebeldia”. Talvez você tenha sido picado pela serpente. Onde está o retorno, a salvação? É voltar para a cruz, para o sim de Jesus, é voltar ao arrependimento, à obediência. É muito mais fácil, porque Jesus já fez tudo por cada um de nós. Olhe para o sim d’Ele e creia você também, obedeça, diga sim e lute orando, dobrando os seus joelhos para que não aconteça com os seus o que Jesus disse aos judeus.

O Pai enviou o único Salvador. Não existe nenhum outro sobre a terra. É n’Ele que nós devemos acreditar, precisamos gastar o nosso joelho de tanto pedir. Nós que amamos nossos entes queridos, precisamos insistir, orar para que não aconteça com nenhum deles a sentença que Jesus não quer que se cumpra. O segredo é a obediência, e ela vem ao coração que acredita em Jesus, o único Salvador, porque veio do céu, porque foi enviado pelo Pai.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.