Somos um povo semente

Evangelho (João 10,22-30)

Monsenhor Jonas Abib

Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, a Palavra de Deus nos diz que, naquele tempo, uma terrível perseguição explodiu em Jerusalém, a ponto de os judeus aconselharem os novos cristãos a deixar Jerusalém e a se espalharem. No entanto, eles, corajosamente, permaneceram na cidade. Porém, não imaginavam que o que o Senhor estava fazendo era como se alguém pegasse as sementes e as jogasse por todos os lados. Vários dos que partiram foram para lugares distantes, como Fenícia, a Ilha de Chipre e a cidade de Antioquia levando a Palavra de Jesus.

“(…) Embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu” (At 11,19). É que os judeus tinham o conceito de que apenas eles eram o povo de Deus. Mas o que o Senhor queria deles é que fossem um povo semente, um povo preparado por Deus, durante séculos, para acreditar, aceitar e acolher o Filho de Deus quando Ele viesse. Um povo semente levando a Palavra de Deus por todos os lados para cantar louvores a todas as gentes. Mas eles não entenderam assim e caíam na tentação. Os chefes, por vaidade e ciúme, levaram Jesus à morte e não viveram o que Deus lhes confiava.

O Senhor é irrevogável, Ele não revoga nenhum de seus dons e nenhum de seus chamados. Logo em seguida, na Carta aos Romanos, Ele diz que os judeus vão se converter em massa. É isso o que nós estamos aguardando e já temos maravilhosos sinais. Os judeus messiânicos – aqueles que acreditam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus – são um povo semente para que outros judeus acreditem em Cristo como um enviado por Deus. Os Atos dos Apóstolos nos dizem que eles só pregavam aos judeus, mas alguns, que foram para a Ilha de Chipre, a Antioquia, pregaram também aos pagãos. Foram corajosos. O bonito é que eles começaram a aceitar, cada vez mais, a Palavra de Deus.

Na última parte da leitura de hoje – “Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos” (At 11,26). Ao ler isso pensamos que como eram chamados de cristãos – é porque já eram discípulos de Cristo. Mas, nesse trecho, o termo “cristão” vem do grego e quer dizer “ungido”, o que corresponde também a “carismático”. Pregar para os judeus era mostrar-lhes que Jesus era Aquele que cumpria as profecias. Quando mostravam, pela Bíblia, que Cristo era o Messias esperado, eles se arrependiam, eram tocados, abriam o coração e se convertiam.

Os pagãos não sabiam nada de Bíblia. Falar para eles que Jesus era o Messias, não significava nada. Então, cheios do Espírito Santo, eles usavam todos os dons. É por isso que os chamaram de carismáticos, cristãos.

Não estou dizendo isso apenas para que você conheça uma coisa nova, mas porque não podemos nos esquecer de que somos um povo semente para evangelizar o mundo pagão em que vivemos. Não vou falar dos meios de comunicação, dos jornais, revistas e de toda corrupção e depravação a que chegou o nosso mundo. E de como a nossa família é atingida! Quantos filhos chorando pela situação de seus pais!

Meus irmãos, como evangelizar este mundo de mentalidade pagã? Deus nos deu os meios e já faz 42 anos que Ele derramou o Espírito Santo sobre a Igreja Católica [surgimento da RCC]. João Paulo II chamou isso de “uma nova primavera para a Igreja”.

O Senhor quer que sejamos tão corajosos quanto os apóstolos que anunciaram o Evangelho com os dons do Espírito e converteram os pagãos. Estamos pedindo que o Senhor tire de nós todo o temor, todo o preconceito. Deus está nos mostrando que todos – os que participam das pastorais das paróquias, dos movimentos e de tantas coisas lindas que o Espírito Santo inspira na Igreja – tiveram a graça da conversão no Espírito. Temos de ter coragem de deixar o Espírito de Deus falar por nós. Precisamos rezar para as pessoas, pois maravilhas e milagres acontecem. O Senhor quer que tenhamos essa coragem. Nós da Canção Nova usamos os dons carismáticos publicamente porque o mundo está precisando deles, mas não fazemos mais do que a nossa obrigação. Quero que todos os meus filhos da Canção Nova sejam melhores do que eu em tudo; e que todos aqueles que são beneficiados por essa obra sejam melhores do que nós.

“Senhor, derrama de forma nova, nesta manhã, nesta celebração e durante todo este dia, o Espírito Santo sobre cada um dos meus irmãos. Enche-os do Espírito Santo e dá-lhes a coragem e a intrepidez daqueles primeiros cristãos a partir da própria casa, rezando pelos doentes, tendo a ousadia de pedir a cura e usando todos os dons que o Senhor nos concede para que sejamos um povo semente. A única semente capaz de transformar este mundo pagão e fazer dele um lugar verdadeiramente cristão”.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.