Nós cristãos precisamos fazer a diferença!

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino” (Mateus 16, 24-28).

Nós vivemos no meio de uma geração adúltera e pecadora. A Palavra sempre usa esse termo “adúltera” ao se referir ao povo que se afasta de Deus. A nossa geração é assim. Nós não podemos caminhar e deslizar em direção a esse mundo. A mentalidade do mundo de hoje não é a mentalidade de Jesus.

Deus abençoe você que não caminha na direção deste mundo! Feliz e bem-aventurado você que não tem a mentalidade e o palavreado deste mundo e que não age conforme o mundo. Muitas vezes, ficamos perplexos porque deparamos com pessoas que não agem como nós. Até mesmo quando nossos familiares se reúnem, por vezes, somos vistos como os “patinhos feios”, os radicais e até mesmo estranhos a eles. E nos sentimos estranhos perto deles, porque não agimos conforme eles costumam agir.

Não podemos ter aquela posição de que somos melhores; mas também não podemos dançar na mesma dança que o mundo o faz. O mundo está muito liberal. Muitos ouvem as músicas que querem. E você sabe quais são as músicas que estão correndo por aí! Há coisa boa? Sim, há, mas o comum é aquilo que muitas pessoas vivem escutando e dançando, cujas letras são, frequentemente, totalmente contrárias ao ensinamento do Evangelho. E, muitas vezes, são uma pouca vergonha! E isso também ocorre nos filmes, nas novelas, nas danças, nos quais há todo o tipo de malícia.

Nós cristãos precisamos fazer a diferença!

E nós, que estamos em uma luta tremenda, porque queremos viver o oposto, viver segundo o Evangelho, somos vistos como os “patinhos feios” por essas pessoas. Você está no caminho certo! Não é para se mostrar e para ser melhor do que os demais, mas para ser o que somos com toda a leveza. Você precisa fazer a diferença onde está. É preciso ser luz no meio deste mundo, porque muitas pessoas que agem guiadas pelo mundo não são más, mas foram contaminadas pelo ambiente. Elas precisam de luz! Precisam ver nosso testemunho. Justamente, muitas vivem e falam assim por também não terem exemplos dos cristãos. Elas precisam ver nosso testemunho, mesmo que debochem de nós. Quando as coisas “apertam” a quem elas recorrem? A você, porque elas veem que você faz a diferença.

Jesus disse: “Se alguém quer ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” E o que é esse renunciar-se a si mesmo? É renunciar ao próprio egoísmo. Muitas vezes, existem pessoas que acabam sendo egocêntricas. Elas se acham o centro e acham que o mundo gira em torno delas. Nós somos egoístas por natureza. E o pior é que, muitas vezes, pensamos que as coisas têm de ser do jeito que queremos. Então vem a Palavra nos alertar sobre como devemos agir: “Quem quer ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!” para refletirmos. Queiramos ou não queiramos, a vida é cheia de problemas, dificuldades e dores para todos.

Ouça a pregação: “Fazer a diferença” de monsenhor Jonas

Por isso nós cristãos precisamos fazer a diferença onde estamos inseridos, porque quem não é cristão vive os problemas reclamando e murmurando. Nós cristãos devemos fazer como Jesus disse: “Tomar a sua cruz! Abraçar a sua cruz”. E isso não deve ser feito de forma passiva não, mas de forma ativa. Os problemas nos esperam “na esquina” e se ainda não temos nenhum, logo ele vai aparecer. A vida é assim. Não é porque Deus quis que fosse assim, mas sim porque o mundo quer caminhar de modo contrário à vontade d’Ele, por isso a vida está cheia de problemas e dificuldades. Então o que nós cristãos fazemos é abraçar a nossa cruz e seguir Jesus.

“Quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por causa de mim, vai salvá-la”, diz-nos o Senhor. Quem abrir mão do egoísmo e do egocentrismo salvará a sua vida. O nosso lugar é o céu. Queira fazer a diferença onde você está inserido. Entre nessa luta, renuncie a si mesmo e abrace a cada dia a sua cruz, porque a vinda do Senhor está cada vez mais próxima. Se Ele não vir, nós iremos a Ele. Então, comece a fazer a diferença onde você está: em sua casa, escola, trabalho. Seja um cristão que faz a diferença no mundo!

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio

Pregação “Fazer a diferença” de monsenhor Jonas Abib.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.