Para transformar um pedaço de ferro em uma peça de máquina, ou um metal em uma joia preciosa, há muito trabalho e muito sofrimento. O metal precisa ser derretido em um fogo muito intenso, depois é retorcido para tomar forma e, finalmente, esmerilhado e limado para ficar liso. Nós passamos por tudo isso, e achamos que Deus está sendo cruel. Nem imaginamos a peça que Ele está querendo fazer de nós.
Todos somos uma peça, mas nenhum de nós é igual. Somos únicos. E Deus está agindo justamente para fazer o único que somos. Somos tão tolos, que queremos ser aquilo que pretendemos e pensamos ser. Ou pior, queremos ser iguais a todo mundo. Deus quer fazer de nós a peça da qual Ele precisa, não adianta querermos ser como os outros.
Deus precisa nos jogar na fornalha para nos derreter, porque somos muito duros. Só que nos desesperamos. Se não derretermos, não tomaremos a forma que Ele deseja. Depois que derretemos e entramos na forma, aí sim entra o torno, o esmeril, a lima… Muitas vezes, não entendemos e nos revoltamos contra Deus. Ficamos nos questionando sobre o porquê de ter acontecido tal coisa e por que Deus tirou aquilo de nós. Não conseguimos compreender a obra que Ele está fazendo.
Assim como o Espírito pairava, repousava sobre o caos lá no início, ele continua pairando sobre nós. Nossa obra não terminou. Você vai ficar ainda muito mais bonito e brilhante. Mas tudo depende de você deixar-se trabalhar por Deus.
Se você continua sendo tolo e escapa de Deus, não querendo saber de sofrimento, e seguir o seu caminho, você acaba estragando tudo e fica ainda mais na confusão e no caos. Só que hoje o Senhor nos traz este segredo: “Eu estou fazendo você!”.
Deus o abençoe!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro “Agora meus olhos Te viram!” do monsenhor Jonas Abib