Ser profissional é antes de tudo uma atitude interior: assumir-se como profissional, empenhar-se como profissional. Há aqueles que já encontraram o seu agir específico e o seu campo de ação. É aí que devem caminhar.
Seu próprio empenho profissional o levará a ocupar os lugares que lhe cabe e a exercer os trabalhos que lhe são próprios. É no trabalho que irá testar as próprias capacidades e experienciar as próprias tendências e assim encontrar a direção do seu agir até alcançar o seu agir específico e o seu campo de ação.
Somos todos profissionais em contínuo aperfeiçoamento. Esta atitude interior é importante. Não é questão de subir de postos, de ocupar posições e receber títulos. É muito mais: é uma busca perseverante de nos aperfeiçoar naquilo que somos e naquilo que fazemos. É uma constante busca de capacitação. É para isso que estudamos. É para isso que fazemos cursos. É para isso que lemos. Mas, principalmente, é no próprio exercício da profissão que nos aperfeiçoamos.
A missão nos impulsiona a sermos cada vez mais profissionais e profissionais cada vez mais competentes. Seja qual for o lugar que ocupamos, seja qual for o trabalho que exercemos, ele faz parte da missão e a missão requer competência. Seja um profissional de Deus onde você estiver.
Seu irmão,
Pe. Jonas Abib