Exorcizar a tristeza do nosso coração

Se nos deixarmos escravizar pela tristeza, ela nos causará danos

A nossa vida é cheia de acontecimentos, e muitos deles podem nos causar tristezas. Assim como Jesus nos disse: “Os pobres sempre tendes convosco” (Mt 26,11), também poderia nos dizer: “Tristezas sempre as tereis”. O próprio Jesus passou por muitos momentos de tristeza e nos ensinou: “Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (Jo 16,20).

Se nos deixarmos escravizar pela tristeza, ela certamente causará sérios danos à nossa saúde. A alegria é a mola mestra da nossa vida, e o grande remédio para o nosso coração, pois “ânimo alegre faz florescer a saúde; espírito abatido seca os ossos” (Pr 17,22). O que devemos fazer é “exorcizar” a tristeza do nosso coração para sermos repletos do Espírito Santo, pois a alegria é fruto da graça de Deus em nós. Diz o Senhor: “Não é dia de luto, pois a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8,10b).

Se a alegria humana já é canal de cura para nós, quanto mais a alegria que vem do Espírito Santo pode transformar tudo ao nosso redor! Deus é nossa alegria e salvação. Não podemos cultivar sentimentos negativos, pois a alegria do Senhor é a nossa força.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.