O Senhor quis também criar o Seu reino na terra
O diabo o conduziu mais alto, mostrou-lhe, num instante, todos os reinos da terra e lhe disse: ‘Eu te darei todo esse poder com a glória desses reinos, porque é a mim que ele foi entregue e eu o dou a quem eu quiser. Portanto, se me adorares, tudo isso será teu’. Jesus lhe respondeu: ‘Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto'” (Mt 4,5-8).
Disse, descaradamente, o demônio para Jesus: “Portanto, se me adorares, tudo isso será teu”. Jesus, então, rechaçou a tentação do inimigo, mas não contestou o que ele disse. Se fosse mentira, Jesus o contestaria, dizendo: “Mentiroso, não é isso. Você não pode dizer que esses reinos te foram dados. Tu não podes dizer que os pode dar a quem quiseres”.
O Senhor chama o demônio de “príncipe deste mundo”. E o que é um príncipe? É alguém que governa, que tem um território sob o seu domínio. O demônio não é o rei, mas é príncipe. Jesus nunca o chamaria se ele não o fosse de fato.Mas como isso aconteceu?
Deus sempre confiou missões aos anjos. Conhecemos, por exemplo, pela Bíblia, a missão do anjo Gabriel e a do anjo Rafael.
Os anjos são feitos para isso, para realizar as missões que Deus lhes confia. Mas a missão das missões, Deus a confiou a um anjo que Ele dotou da maior sabedoria, inteligência e beleza.
Qual era essa missão? Preparar esta terra e esta humanidade para aqui ser implantado o reino de Deus. Já existia o reino de Deus no céu, mas o Senhor quis também criar o Seu reino na terra. O Pai deu de presente a Seu Filho este reino para Ele governar. A missão de Lúcifer era preparar esta terra para receber Jesus.
Este era o plano: que a vontade de Deus, já feita no céu, se fizesse também na terra. Que a beleza existente no céu – amor, paz, justiça, verdade, felicidade, alegria, canto, riso- acontecesse também nesta terra.
Um céu na terra: era isso que Deus queria. Para isso, dotou Lúcifer de muitos dons. Deus deu a ele também muitíssimos anjos, a fim de que preparassem a humanidade para receber o Filho do Senhor. Mas Lúcifer se rebelou e chamou à rebelião os anjos que estavam a seu serviço e os posicionou contra Deus.
No momento em que Lúcifer se rebelou, ele que foi criado para preparar este mundo e esta humanidade para a vinda do Filho de Deus, a fim de que Este implantasse o reino do céu, ele se pôs a atrapalhar. A vida de Lúcifer e todos os seus dotes convergiram para atrapalhar a vinda do Filho de Deus, para impedir este mundo de receber Jesus Cristo.
Ele sabe que Jesus virá, que será Rei e Senhor de tudo e de todos. Por isso, Lúcifer trabalha, sem cessar, para que seja mínimo o número dos que vão participar do reino de Deus e de Sua glória.
É preciso que nós, combatentes, conheçamos bem as ideias e os propósitos do príncipe deste mundo. A guerra dele é contra nós, os combatentes do Senhor.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova