Hosana, o Senhor quer nos salvar
“No dia seguinte, uma grande multidão que tinha vindo à festa em Jerusalém ouviu dizer que Jesus se ia aproximando. Saíram-lhe ao encontro com ramos de palmas, exclamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!” (Jo 12,12-13).
Eu não sei se você sabe, mas a palavra “Hosana” é a junção de três palavras em aramaico, que significa “Salva-nos já”, “Salva-nos Senhor, agora”. Nós precisamos urgentemente de salvação, . É como se gritássemos “Resgata já o seu povo, Senhor”. E agora o povo Brasileiro está gritando “Hosana!” Era a hora do Kairos, Jesus montado no jumento, e a multidão gritando “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! O interessante é que essa aclamação era usada somente para o Messias. E aquele povo teve a graça de gritar para Jesus: “Salva-nos já!”. Mesmo hoje, um povo machucado, jovens nas drogas, na prostituição, sem saber, estão gritando “Salva-nos, Senhor”.
A leitura continua assim: “Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galileia) e rogaram-lhe: Senhor, queremos ver Jesus”. Na verdade, o povo brasileiro está gritando “queremos ver Jesus”. Milhares de batizados ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus, e dentro de cada um há um desejo de ver verdadeiramente Jesus, de verem suas vidas transformadas e restauradas. E não é verdade que sua vida se transformou? Agora, olha dentro da sua casa.
Quantos tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo? Talvez você esteja desanimado de tanto tentar trazer para a Igreja aquele seu pai alcoólatra, sua irmã que vive uma vida leviana; talvez seja a sua mãe que ainda não encontrou Deus e anda num caminho sem rumo. Mas não podemos parar somente nos da nossa casa. E se você olhar para primos, sobrinhos, tios, verá uma multidão de pessoas que ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus. E ainda há aqueles que debocham de você. Mas, mesmo esses, lá no interior, têm um desejo do Messias, do Salvador.
Dentro deles há um grito preso que clama “Hosana, salva-me agora”. O Senhor quer que você sinta a agonia dessas pessoas que gritam “Hosana!”. Se olharmos na nossa rua, no nosso trabalho e até mesmo dentro da Igreja, há uma multidão de católicos que gritam “Senhor, vem nos salvar”. Quando Jesus entrou em Jerusalém, Ele entrou montado num jumento. Hoje, o Senhor precisa de um “jumentinho” que tenha o seu nome.
O meu nome é Jonas. E o seu? É nesse jumentinho que o Senhor está precisando entrar na sua Jerusalém, na Jerusalém da sua casa, da sua família, do seu trabalho, na sua escola. É assim que você precisa ser. Abaixo o orgulho! Eu preciso ser o “jumentinho” para levar Jesus para o Brasil.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova