Amar é um aprendizado

Ame e espere os resultados

Amar é uma questão de decisão e não de sentimento. Amar a Deus e aos outros é um ato de vontade; é uma decisão concreta. Diante de toda e qualquer situação, você tem sempre uma escolha a fazer: ou parte para o amor ou para o desamor.

Diante dessas opções é preciso que você decida-se a amar. Amar muitas vezes vai consistir em perdoar, suportar, aguentar, e não falar nada. Outras vezes significará falar, corrigir, mas com amor.

Você tem um enorme potencial de amor. Não deixe que a tentação desvie e descarregue isso na sexualidade errada. A civilização do amor só vai ser construída por homens e mulheres que se amem concretamente.

Amor não é revolta, raiva, irritação, impaciência, ressentimento, mágoa, inveja, ciúmes, prepotência, injustiça, hipocrisia, mentira. Amor é amor. Todos nós conhecemos este produto autêntico: amor.

Mas, também, conhecemos muitos subprodutos e sucatas que o mundo nos apresenta. Ainda assim, sabemos muito bem o que é amor. Você tem uma enorme necessidade de amar e ser amado: então ame e espere os resultados.

Jesus disse que é dando que se recebe. Da mesma forma, é amando que se é amado. Se você ama, o amor vai tomando conta de você e o tornando uma pessoa amável.

O contrário também acontece: se você não ama, não consegue ser amado, torna-se impermeável. Amar é um aprendizado.

Amar de verdade só se aprende na oficina da vida. Ou nos formamos na dureza do dia a dia, ou seremos eternos egoístas, pois “quem não ama permanece na morte” (1Jo 3,14).

Deus o abençoe!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.