Leprosos ressuscitados

Jesus foi avisado pelas irmãs de Lázaro que este estava mal, porém o Senhor só foi ao encontro dele após dois dias, afirmando aos seus discípulos que aquela doença não o levaria à morte, mas tinha por finalidade a glória de Deus, visto que por ela o Filho do Deus seria glorificado (cf. Evangelho São João 11, 1-38).

Assim, após percorrerem o longo caminho até Betânia, Lázaro já estava morto. Mas depois de Jesus pedir que tirassem a pedra e tudo o mais (cf. João 11: 38-44), Ele fala para Marta: “Eu não te disse que se creres verá a glória de Deus”?! E o ressuscitou. Meus irmãos, esta palavra é para nós, não foi somente para o passado, mas o é também para nós, hoje.

Posso dizer que nós também ressuscitamos! E ressuscitamos no dia do nosso batismo. Só que infelizmente os cristãos estão vivendo mais como pagãos do que como cristãos. Ressuscitar-nos – somente Jesus pode fazer –, mas “vir para fora” só nós o podemos fazer, é a nossa parte. Essa tarefa cabe somente a nós. Meu irmão, nós precisamos de muito esforço para sair da vida de pecado. E Jesus está dizendo para você: “Vem para fora”! Assim como disse a Lázaro.

Nós, que tivemos a graça da conversão, acabamos muitas vezes voltando ao pecado, porque muitas vezes não fizemos o esforço completo de “vir para fora”, talvez tenhamos ficado na “ante-sala do nosso sepulcro com as mãos amarradas, se equilibrando como Lázaro também se equilibrou, e depois chegou até a abertura e todos puderam vê-lo, quando Jesus deu uma outra ordem dizendo: “Desamarrai-o e deixai-o ir”. No entanto, para tomarmos posse da nossa ressurreição temos de nos esforçar muito.

Chega uma hora em que precisamos dos outros, precisamos da Igreja. Hoje temos a mania de ser “cristãos livres”. Admiramos “Jesus”, mas só vivemos os ensinamentos d’Ele que nos interessam. Você precisa da Igreja, de um grupo, um ministério, pois é o povo da Igreja que vai tirar as “suas faixas” a cada dia, para que a plenitude da ressurreição aconteça. Por isso eu lhe digo: Por pior que sejam os irmãos da sua paróquia, do seu grupo de oração ou ministério, muito pior seria sem eles. Essa forma de dizer: “Eu sou um cristão sem denominação” é uma tolice! Jesus nos quer unidos, para tanto disse a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja. Eu te darei a chaves dos céus, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu e tudo o que ligares na terra será ligado no céu” (Mateus 16,18).

Neste dia de ressurreição, voltemos para a Igreja. Nós precisamos estar e ser ativos nela. Volte para seu grupo, ministério. Ou você quer ser o “bonitinho” querendo que Jesus faça tudo por você, sem que você não faça nada pela Igreja d’Ele? Ou é daqueles que só aceitam ser “desenfaixados” pelo próprio Jesus, e não por pessoas, como os servos, ministros e padres? Eu lhe digo: Somos nós com nós mesmos, leprosos com leprosos, enfaixados com enfaixados, que vamos nos ajudar mutuamente, pois Cristo nos uniu! É muito melhor estar com esses irmãos do que estar sozinho. Somos partes do corpo de Cristo, Ele é o chefe da Igreja” (cf. Efésios 5:23–25).

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.