Somos os braços e as mãos de Jesus

A parábola do Bom Samaritano (cf. Lucas 10, 25-37) é muito conhecida por todos nós. No diálogo de Jesus com aquele doutor da lei, encontramos uma ordem que é para todos nós: o homem pergunta para o Senhor quem é o seu próximo e ele lhe conta esta parábola e no final lhe pergunta: “Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai e faz tu o mesmo”.

Geralmente pensamos que se trata de uma parábola a respeito da caridade, do dar esmola. Não é isso. “O Bom Samaritano” é uma parábola messiânica: fala do Messias e da Sua missão. E essa é também a nossa missão, de fazer o mesmo a qualquer homem, a qualquer criatura. Jesus, o Samaritano, viu a situação daquele homem e compadeceu-se dele. Compadecer-se quer dizer: padecer + com. Cristo sofre com a nossa situação. Ele sofre por nossa causa. E o que fez o Samaritano-Jesus? Desce de Sua montaria. Debruça-se sobre cada um de nós e quer continuar debruçar-se sobre cada homem, em nós e por meio de nós.

Somos os braços e as mãos de Jesus, por isso Ele nos envia sem cessar o Seu Espírito Santo: para sermos o Senhor para nossos irmãos. Às vezes, pensamos que as pessoas precisam deixar de fazer coisas más para se aproximarem de Deus, mas o que ocorre é o contrário: Primeiro é preciso encontrar-se com Deus, para então abandonar o pecado.Foi o que aconteceu com o grande apóstolo Paulo. Ele tinha ódio aos cristãos, por isso, os combatia, aprisionava, entregava-os para que fossem julgados e condenados. Então, Jesus lhe apareceu no caminho de Damasco. Depois disso, o ódio desapareceu e aquele que perseguia os cristãos tornou-se o grande pregador de Cristo, do Cristianismo. Foi às sinagogas desafiar aos doutores da lei pregando-lhes sobre Jesus Cristo.

Seja você quem for, seja qual for o seu problema, se Jesus entrar em sua vida, ela será totalmente transformada. Talvez esteja no caminho errado, quer mudar, mas não consegue. Deixe o Senhor entrar em sua vida, em seu coração, assim como fez com o apóstolo dos gentios! Talvez você diga: “Eu não sou digno disso; já fui longe demais”. Não. Seja você quem for, não se esqueça das palavras de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos, 16, 15).

Ele está chamando você de volta. Não se desclassifique, porque para Nosso Senhor Jesus Cristo não há casos sem solução. Por isso, entregue hoje a sua vida a Ele.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas

Conteúdo acessível também pelo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.