Vai, e faze tu o mesmo

Somos os braços e as mãos de Jesus

A parábola do bom samaritano (Lc 10, 25-37) é muito conhecida por todos nós. No diálogo de Jesus com aquele doutor da lei, encontramos uma ordem que é para todos nós enquanto irmãos que somos. Vale a pena você ler.

O homem pergunta para Jesus quem é o seu próximo e ele lhe conta essa parábola e no final lhe pergunta: “Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?”. Respondeu o doutor: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então, Jesus lhe disse: “Vai, e faze tu o mesmo”.

Geralmente, pensamos que se trata de uma ‘parabolazinha’ a respeito da caridade, do dar esmola. Mas, não é isso! “O bom samaritano” é uma parábola messiânica: fala do Messias e da sua missão.

E esta é a nossa missão: fazer o mesmo a qualquer homem, a qualquer criatura. Jesus com o samaritano viu a situação e compadeceu-se dele. Compadecer-se quer dizer: padecer + com.

Jesus sofreu com a nossa situação. E hoje continua sofrendo. Ele sofre por nossa causa. E o que fez o Samaritano-Jesus? Desce de sua montaria. Debruça-se sobre cada um de nós e quer continuar a debruçar-se sobre cada homem, em nós e por meio de nós.

Somos os braços e as mãos de Jesus, por isso, Ele nos envia, sem cessar, o Seu Espírito Santo: para sermos Jesus para os nossos irmãos.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.