O que é o dom de línguas?

O Senhor concede o dom de línguas para todos 

Em Pentecostes, os discípulos, junto com Maria, ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a orar, louvar e cantar na língua nova do Espírito, o primeiro dom a ser manifestado. Alguns interpretaram o acontecimento e disseram: “Eles louvam a Deus, estão cantando as glórias do Senhor, e nós as estamos entendendo com o coração”. Outros estavam ali como curiosos, brincando, zombando, dizendo que os discípulos estavam bêbados. Pedro explicou: “Não estamos bêbados; pelo contrário, está se cumprindo a profecia de Joel”.

Quando nós somos batizados no Espírito Santo, a primeira coisa da qual nos enchemos é de oração, porque o Espírito do Senhor é a ligação entre o Pai e o Filho, e a oração é a comunicação entre Eles; o Filho que fala ao Pai e o Pai que fala ao Filho. A beleza da intimidade que acontece dentro da Trindade é feita pelo Paráclito; e Este é oração. Além disso, Ele é a ligação entre Deus e nós. A oração que vai e volta.

Quando somos introduzidos no Espírito de Deus, saímos cheios de oração, porque o Paráclito é uma oração de fogo, infalível. Nós damos o combustível, que é o nosso ar; movemos nossas cordas vocais, a boca e a língua; geramos sons. E o que acontece? O Espírito Santo ora, fala e canta em nós.

Você não imagina o valor dessa oração! Não somos nós orando simplesmente, mas é o Espírito de Deus orando em nós!

O que acontece no dom de línguas? Quem entra em ação não é a nossa inteligência. Nós movimentamos as cordas vocais, soltamos o ar, mexemos a língua, a boca e produzimos som; mas o conteúdo vem do Espírito Santo.

o_que_e_o_dom_de_linguas
Foto: Wesley Almeida

:. Veja o vídeo: Ore em línguas, Brasil

:. Precisamos orar em línguas no Espírito Santo 

São Paulo explica isso na Epístola aos Romanos 8,26: “Do mesmo modo, também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois não sabemos rezar como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis”.

Essa explicação é bem simples: gemidos inefáveis, ou seja, gemidos que não podem ser entendidos, a não ser quando Deus dá a interpretação. Quando ora por seu filho ou sua filha, você sabe exatamente do que eles precisam? Não. É por isso que o Espírito Santo vem em nosso auxílio, porque não sabemos o que pedir nem sabemos orar como convém. Ele mesmo intercede por nós e em nosso favor com gemidos inefáveis.

Daí, as maravilhas acontecem, porque é o Paráclito orando dentro de nós, por nós. São Paulo continua: “E aquele que perscruta os corações sabe qual é a intenção do Espírito; com efeito, é segundo Deus que o Espírito intercede pelos santos. (Rm 8,27). Portanto, o Ele sabe das nossas necessidades e as apresenta ao Pai, que só nos atenderá se o que pedimos for para o nosso bem e de acordo com o que deseja o Espírito.

Quando oramos no Espírito, primeiro Ele intercede a Deus de acordo com a nossa necessidade; depois; de acordo com aquilo que o Senhor sabe, que a considera ser como o melhor. Portanto, a oração em línguas é infalível; daí seu valor.

Na oração em línguas, o Senhor nos humilha e nos diz: “Ponha-se de lado, porque agora Eu vou agir. Não me atrapalhe mais”. E o Senhor entra em ação por meio do Espírito. Quando oramos em línguas, não temos o gozo dos nossos sentidos, da nossa sensibilidade nem da nossa inteligência.

É por meio da oração em línguas que nos aproximamos de Deus. Só assim a transformação começa a ocorrer em nosso coração, em nossa vida, na vida daqueles que amamos. É pelos dons do Espírito e por seus frutos que o mundo começa a ser renovado.

Deus quer essa graça para todos!

Artigo extraído do livro “Aspirai aos dons espirituais”, de monsenhor Jonas Abib.

Adquira o livro:

:. Aspirai aos dons espirituais 

:.Retiro da Boa Morte

:. Desperta tu que dormes

:. O abraço do Pai

:. Edição ‘Combatentes’

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.