Mons. Jonas Abib foi o primeiro sacerdote a fundar uma comunidade de vida no Brasil, Comunidade Canção Nova
A primavera sempre foi, para a Canção Nova, um tempo favorável, um tempo de graça. É nessa estação que tudo se renova, e é o que nós esperamos. Ela nos suscita também o entusiasmo e o ardor da Nova Evangelização, porque essa é a maior necessidade para a Igreja e para o mundo.
Nós temos a graça de ser a primeira entre as Novas Comunidades de vida do Brasil. Para nós, é uma alegria podermos ser exemplo para as demais, não que sejamos melhores, mas nós tivemos que sair na frente, sofremos mais, tivemos mais dificuldades, enfrentamos situações difíceis, mas pela graça de Deus, as superamos.
Nascemos de um documento sobre a evangelização chamado “Evangelii Nuntiandi”: sobre a Evangelização do Mundo Contemporâneo, e de uma experiência concreta de evangelização. Não só para fazer os encontros com jovens, como também para ousadamente usar os meios de comunicação.
Veja mais:
:. Como ser vocacionado a Canção Nova
:. Apelo do Bispo Dom Antônio, para a Comunidade Canção Nova iniciar pelos meios de comunicação
:. A Canção Nova foi reconhecida pela Santa Sé
:. Nascemos para evangelizar
Foto: Arquivo/cancaonova.com
Cada comunidade nasceu justamente para atender a uma necessidade da Igreja, que “estende as mãos” e diz às Novas Comunidades que verdadeiramente sejam ativas, e que cada uma conheça e realize seu carisma, porque a união dos carismas vai trazer justamente a ajuda de que a Igreja precisa neste momento.
Tudo o que a Canção Nova realiza é obra da fé. No início, tudo isso era impossível para mim. E, graças a Deus, talvez meu único mérito tenha sido o de acreditar esta missão, pois o resto Deus fez. Justamente porque eu não podia fazer mais, para mim era impossível e ainda continua sendo assim. A cada dia é uma nova aventura, é um prodígio, um milagre.
Nós temos testemunhado que, para Deus, nada é impossível. Nunca pretendi “fundar” ou ser o “fundador” de algo. Se hoje a Canção Nova é uma “fundação”, afirmo que “foi Deus quem a fundou”: Ele tinha desígnios a respeito dela; Ele a plantou, a fez crescer, a direcionou, podou, ampliou, a fez produzir frutos, a fez sinal e ponto de atração. Foi Ele, sempre Ele, tudo Ele, quem fez.
Na Canção Nova, a primavera é sempre tempo de surpresas de Deus, e esta não será diferente. O Senhor é fiel, Ele vai fazer em nós uma grande renovação e tudo vai adquirir um novo brilho. Estamos caminhando rapidamente para o final do ano. Flores, frutos, vida, céu azul, calor… Tudo se renova para nós nesta época e Deus nos dará mais ardor para a Nova Evangelização.
Monsenhor Jonas Abib
Adquira
Livros :. Novas comunidades
:. As Novas Comunidades no contexto Sócio Cultural Contemporâneo